Monumentos em perigo na America Latina e no mundo

93 monumentos correm sérios riscos no mundo.
Os dados Foram apresentado na terça-feira (06/10/09) em Nova York pela fundação independente World Monuments Fund (WMF) o relatório é bianual e foi elaborado por um painel internacional de especialistas em arqueologia, arquitetura e história da arte.
O relatório cita ao todo 93 locais em 47 países – nove deles na América Latina e no Caribe. O Teatro Colón e os centros históricos de Buenos Aires e da Cidade do Panamá, além das igrejas de Arica e Parinacota, no norte do Chile, e as ruínas de Todos los Santos, em Cuenca (Equador), estão entre os monumentos que, de acordo com a fundação, correm perigo.

monumentos em perigo

monumentos em perigo

No caso do Colón, o WMP denuncia que o polêmico plano do governo para a reforma do teatro construído em 1908 “provocou o fechamento do prédio, cancelou todas as suas atividades, dispensou seus funcionários sem que houvesse um plano de ação claro ou um calendário para sua reabertura”.
O Peru, que segundo Burnham (presidente da WMF) está atualmente sob o olhar atento da Unesco devido à incapacidade das autoridades de proteger seus sítios arqueológicos contra os estragos do turismo, tem oito monumentos mencionados na lista.
“Isso coloca em evidência a necessidade de lidar com a questão do turismo antes que se torne algo terrível”, ressaltou a presidente do WMF.
Os especialistas também apontam uma série de monumentos em perigo no México, na Venezuela, no Paraguai e na Colômbia.
A idéia é identificar locais onde monumentos históricos correm riscos de preservação, levando o problema para a opinião pública e ajudando a proteger pontos ameaçados por negligência, vandalismo ou conflitos.

Fonte: NOVA YORK, EUA (AFP) / Yahoo noticias
Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: