Homem primata, capitalismo selvagem

PR-HIS~1

Observando os tópicos postados anteriormente, fiz um paralelo comparativo entre dois assuntos: Monumentos em perigo e a descoberta do tesouro arqueológico em Cuzco. Ambas as notícias saíram na mesma semana.

Enquanto na primeira matéria sobre os monumentos faziam denuncias sobre o descaso e degradação do patrimônio mundial, inclusive 9 deles estão localizados na America Latina e Caribe, a outra matéria se vangloriava da descoberto do tesouro arqueológico encontrado em Cuzco, Peru.

Minha pergunta fica entre essas questões… Quem vai cuidar dessas descobertas, já que nem estão conseguindo manter os patrimônios que estão expostos a mais tempo? Supostamente, seria excelente tal descoberta, mas do jeito que estão cuidando do patrimônio mundial arqueológico, talvez melhor fosse ficarem enterrados, assim ficariam guardados e não se expondo ao extermínio total pela sociedade e governantes.
Triste esse pensamento, mas é de se refletir, pois vejo coerente com o momento… aí retomariam as pesquisas quando se tivessem mais estruturas (seria um atraso social, cultural, Histórico).
Ou será que teria outra solução, já que os governos não reconhecem o valor ?

Outra pergunta que não quer calar; Será que a ONG que pesquisou os patrimônios mundiais em risco passou pelo Brasil?
Aqui também temos os sítios arqueológicos do Piauí (PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA), São Raimundo Nonato (PI) é até hoje o sítio arqueológico mais antigo do Brasil, com vestígios de uma fogueira de 48000 anos.
Há também algumas escavações em Minas Gerais, no sítio Lapa Vermelha, e no Sítio Santa Elina (MT) que datam de 25.000 anos. O crânio encontrado em Lagoa Santa (MG), chamado de Luzia, é a brasileira mais velha com 12000 a 15000 anos de idade!
Entre muitos outros espalhados pelo Brasil.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Ponto de vista - COMENTE !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: